Só Tomé foi incrédulo? ou será que todos os outros discípulos também foram?




Amados irmãos desejo leva-los a reflexão através dos 4 livros que completam o evangelho, para tirar de uma vez por todas de "Tomé" o título de discípulo incrédulo, se esse título for atribuído á Tomé deve ser então também atribuído a todos os discípulos e também a nós que de imediato não cremos nas maravilhas do Senhor, enquanto em nossas vidas não acontece nada de extraordinário para que creiamos. Durante um bom tempo de minha vida eu sentia uma grande inveja sobre Tomé, devido este titulo que a ele foi dado. Digo isto por que me indignava o fato de existir uma pessoa que duvidou e mesmo assim lhe foi possível crer apos ter visto Cristo, eu me perguntava como pode? Jesus deu a ele uma graça incomparável, deu a ele a chance que todos de nosso tempo deseja ter, ver o Senhor em carne e osso e isso lhe foi dado porque duvidará do testemunho dos apóstolos.  Ficava eu a pensar Jesus falava de nós quando disse a Tomé "Felizes aqueles que creram sem terem visto". Estes somos nós porém tamanha era minha indignação, se todos que hoje ouvem testemunhos sobre as obras de DEUS e duvidam, não terão a chance de Tomé e me perguntava por que Jesus não deu essa graça a nós também assim creríamos ainda mais nele, e testemunhos em seu favor iriam brotar feito grama. Com o tempo fui conhecendo mais sobre a igreja e percebi que muitos foram os santos que também presenciaram ver nosso Senhor e com o tempo sessou essa indignação em meu coração, até porque antes que acontece-se as maravilhas do Senhor em minha vida eu não acreditava com toda a certeza do meu coração, mas buscava de todo meu coração acreditar e viver os ensinamentos da igreja, porque diate da realidade do mundo, nascer e morrer em vão nunca me fez sentido de vida, pensava eu se a realidade é apenas uma vida que acaba que vantagem temos de estar vivo é melhor que nunca tivéssemos existido, e em Jesus a teoria do céu, eu encontrei sentido e motivo pela existência da humanidade, em Jesus a vida continua apos a morte, e lendo os evangelhos e diante de tamanha dor e sofrimento que Jesus passou, pensava eu, não é possível que tudo isso seja mentira não é possível que uma mentira possa durar tanto tempo assim e milhões de pessoas por todo o mundo, dão a própria vida em prol dessa história, por razões logicas permaneci e decidi trilhar com a igreja acreditando nessa verdade, mas até então eu tinha uma fé apenas de que há vida após a morte, mas não acreditava eu que, Jesus realizava milagres até hoje, e bastou-me caminhar junto de Jesus através da igreja e muitas obras Deus realizou em minha vida e nem conseguia acreditar de que tudo era verdade e quando Deus passou a ser presente em minha vida minha fé se firmou sem sombra de duvidas de sua existência em nosso meio e maior ainda ficou minha fé sobre a realidade do céu e de tudo que a Igreja prega.

Agora amados vamos analisar os textos que provam que Tomé não foi o único a duvidar, primeiro começaremos pelo livro de Mateus que relata sem muitos detalhes o fato da ressurreição de Cristo. 

Mateus 28,1-10, 16-17.

JESUS ESTÁ VIVO!
   1 Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver a sepultura.  2 De repente houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra, e sentou-se nela. 3 Sua aparência era como a de um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve.  4 Os guardas tremeram de medo diante do anjo, e ficaram como mortos.  5 Então o anjo disse às mulheres: "Não tenham medo. Eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui. Ressuscitou, como havia dito! Venham ver o lugar onde ele estava.   7 E vão depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à frente de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão. É o que tenho a lhes dizer."  8 As mulheres saíram depressa do túmulo; estavam com medo, mas correram com muita alegria para dar a notícia aos discípulos.  9 De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: "Alegrem-se!" As mulheres se aproximaram, e se ajoelharam diante de Jesus, abraçando seus pés.  10 Então Jesus disse a elas: "Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão."    
     
   16 Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.  17 Quando viram Jesus, ajoelharam-se diante dele. Ainda assim, alguns duvidaram.
     

Fiz questão de sublinhar no versículo 8 onde diz "Estavam com medo". Porque o medo ao meu ver era a  duvida do fato, em João 20, 2 narrá que elas anunciaram aos discípulos que Jesus foi roubado.
E continuando a leitura em Mateus, podemos perceber que foram anunciar aos discípulos após terem visto Jesus. ( Concordam que ela acreditaram só depois de o terem visto? ). 
Já no versículo 17 de Mateus sublinhei "Ainda assim, alguns duvidaram.". Por que isto significa que (Ainda) nem todos acreditaram na noticia dita pelas mulheres, e só acreditaram apos terem visto o Senhor e mesmo o Senhor tendo aparecido a grande maioria, outros não acreditaram provavelmente esta a falar de Tomé, por que tome não estava entre eles. Agora veremos o mesmo relato no livro de Marcos que contem um pouco mais de detalhes mas também é bem resumido comparado ao de livro de Lucas e João, porém ambos os 4 evangelhos se completam.

Marcos 16, 1-14.

A HISTÓRIA NÃO ACABOU
   1 Quando o sábado passou, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus. 2 E bem cedo no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo.  3 E diziam entre si: "Quem vai tirar para nós a pedra da entrada do túmulo?" 4 Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, viram que a pedra já havia sido tirada.  5 Então entraram no túmulo e viram um jovem, sentado do lado direito, vestido de branco. E ficaram muito assustadas.   6 Mas o jovem lhes disse: "Não fiquem assustadas. Vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram.  7 Agora vocês devem ir e dizer aos discípulos dele e a Pedro que ele vai para a Galiléia na frente de vocês. Lá vocês o verão, como ele mesmo disse."8 Então as mulheres saíram do túmulo correndo, porque estavam com medo e assustadas. E não disseram nada a ninguém, porque tinham medo.  9 Depois de ressuscitar na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios.  10 Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11 Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.  12 Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam a caminho do campo. 13 Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros, que não acreditaram nem mesmo nestes.  14 Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo. Jesus os repreendeu por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham 
acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.  
     
Novamente no versículo 8 só que do livro de Marcos relata que as mulheres que foram ao tumulo, por medo não disseram nada a ninguém sobre a ressurreição de Cristo, isso comprova o que falei sobre a leitura feita no livro de Mateus o medo demonstra que elas não creram plenamente, e só creram após terem visto o Senhor, no livro de Marcos a passagem que acabamos de ler mostra com mais detalhe que quando Maria foi  testemunhar de que viu Jesus, os apóstolos não acreditaram (versículo 11). Percebam que assim como as mulheres os discípulos não creram no testemunho só creram após terem visto o Senhor. E não vejo diferença da fé deles com a de Tomé. No final do versículo 14 sublinhei por mostrar claramente que Jesus os reprenderam por não terem crido no testemunho dos que o viram.  No versículo 12 um relado sobre os discípulos de Emaús, que partiram para Emaús por não acreditarem no testemunho das mulheres, eles também só creram após terem visto Jesus e quando ele partiu o pão, porque Jesus apareceu a ele com outra aparência. Vejamos agora o Livro de Lucas.
     
Lucas 24,1-25
   
JESUS ESTÁ VIVO
   1 No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. 2 Encontraram a pedra do túmulo removida.  3 Mas ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus, 4 e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens, com roupas brilhantes, pararam perto delas. 5 Cheias de medo, elas olhavam para o chão. No entanto, os dois homens disseram: "Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo?  6 Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se de como ele falou, quando ainda estava na Galiléia:  7 'O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado, e ressuscitar no terceiro dia'."  8 Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus.  9 Voltaram do túmulo, e anunciaram tudo isso aos Onze, bem como a todos os outros.  10 Eram Maria Madalena, Joana, e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. 11 Contudo, os apóstolos acharam que eram tolices o que as mulheres contavam e não acreditaram nelas.  12 Pedro, porém, levantou-se e correu para o túmulo. Inclinou-se, e viu apenas os lençóis de linho. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.
     
JESUS CAMINHA COM OS 
HOMENS
   13 Nesse mesmo dia, dois discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14 Conversavam a respeito de tudo o que tinha acontecido.  15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e começou a caminhar com eles. 16 Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram.  17 Então Jesus perguntou: "O que é que vocês andam conversando pelo caminho?" Eles pararam, com o rosto triste.  18 Um deles, chamado Cléofas, disse: "Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que aí aconteceu nesses últimos dias?"  19 Jesus perguntou: "O que foi?" Os discípulos responderam: "O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em ação e palavras, diante de Deus e de todo o povo.  20 Nossos chefes dos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram.  21 Nós esperávamos que fosse ele o libertador de Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que tudo isso aconteceu! 22 É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madruga ao túmulo, e não encontraram o corpo de Jesus. 23 Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos, e estes afirmaram que jesus está vivo. 24 Alguns dos nossos foram ao túmulo, e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas ninguém viu Jesus.25 Então Jesus disse a eles:"Como vocês custam para entender, e como demoram para acreditar em tudo que os profetas falam!

Bom já vimos através do livros de Mateus e Marcos que tanto as mulheres quanto os apóstolos, não creram sem terem visto, no livro de Lucas apenas vamos observar os versículos 12 e 22, no 12 é mais uma afirmação de que não foram creditadas as palavras das mulheres, o versículo 22 narra os discípulos de Emaús contando para Jesus o testemunho dado pelas mulheres tirem as próprias conclusões  se os discípula que partiram para Emaús se eles creram ou não?

"22 É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madruga ao túmulo, e não encontraram o corpo de Jesus. 23 Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos, e estes afirmaram que jesus está vivo. 24 Alguns dos nossos foram ao túmulo, e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas ninguém viu Jesus.25 Então Jesus disse a eles:"Como vocês custam para entender, e como demoram para acreditar em tudo que os profetas falam!"

Vejamos agora o Livro de João com maior detalhes e o principal motivo por intitularem Tomé com incrédulo.



João 20, 1-29.

JESUS NÃO ESTÁ MORTO
   1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.  2 Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: "Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram."   3 Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo.  4 Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. 5 Inclinando-se, viu os panos de linho no chão, mas não entrou.  6 Então Pedro, que vinha correndo atrás, chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão  7 e o sudário que tinha sido usado para cobrir a cabeça de Jesus. Mas o sudário não estava com os panos de linho no chão; estava enrolado num lugar à parte. 8 Então o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também. Ele viu e acreditou.  9 De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura que diz: "Ele deve ressuscitar dos mortos." 10 Os discípulos, então, voltaram para casa.
     
JESUS RESSUSCITADO É 
DESCOBERTO PELA FÉ
   11 Maria tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.  12 Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés.  13 Então os anjos perguntaram: "Mulher, por que você está chorando?" Ela respondeu: "Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram." 14 Depois de dizer isso, Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Jesus.  15 E Jesus perguntou: "Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?" Maria pensou que fosse o jardineiro, e disse: "Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde o colocou, e eu irei buscá-lo."  16 Então Jesus disse: "Maria." Ela virou-se e exclamou em hebraico: "Rabuni!" (que quer dizer: Mestre).   17 Jesus disse: "Não me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vá dizer aos meus irmãos: 'Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês.' "  18 Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: "Eu vi o Senhor." E contou o que Jesus tinha dito.
     
JESUS RESSUSCITADO ESTÁ VIVO 
NA COMUNIDADE
   19 Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: "A paz esteja com vocês."  20 Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. 21 Jesus disse de novo para eles: "A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me envio, eu também  envio vocês."22 Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: "Receba o Espírito Santo. 23 Os pecados daqueles  que vocês perdoarem serão perdoados."

A COMUNIDADE É TESTEMUNHA 
DE JESUS RESSUSCITADO 
 24 Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio.   25 Os outros discípulos disseram para ele: "Nós vimos o Senhor." Tomé disse: "Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se 
eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei." 26 Uma semana depois, os discípulos 
estavam reunidos de novo. Dessa vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: "A paz esteja com vocês."  27 Depois disse a Tomé: "Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé."  28 Tomé respondeu a Jesus: "Meu Senhor e meu Deus!"   29 Jesus disse: "Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto."
   
Vamos analisar as menções dos 4 livros e vamos tentar resumir como foi os acontecidos mencionados nos livros, como se fosse um único livro.

Quando as mulheres foram ao tumulo para ungir Jesus, encontraram elas a pedra removida e se lembraram do que Jesus tinha dito: "7 'O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado, e ressuscitar no terceiro dia'."  Mas com medo foram até Pedro e João e disseram: "Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram." Para que Pedro sendo líder se lembrasse e disse-se ele aos discípulos o que elas tinha medo de dizer, que Jesus ressuscitou. Vendo Jesus que elas ainda tinham duvidas apareceu a Maria Madalena e lhe revelou o que ela já suspeitava e deu ordem para que ela fosse até os discípulos e também a eles revelasse que o viu e que Jesus os encontraria na Galileia, enviou também um anjo dentro ao túmulo para testemunha as mulheres que la estavam. Maria foi e disse mas ele não acreditaram, Pedro e João voltaram do túmulo para confirmar de que o corpo de Jesus realmente não se encontrava lá.  Mas os discípulos não deram créditos a Maria porque Pedro não viu nem falou com Jesus, sendo ele o líder do grupo, e dois dos discípulos partiram de volta a sua cidade com tristeza em seus corações e no meio do caminho Jesus se revelou também a estes, que voltaram para testemunhar ao grupo, que o que as mulheres disseram eram mesmo verdade e que também Jesus apareceu a eles. E quando estava os onze reunidos com as portas fechadas, por medo dos Judeus que sumiram com o corpo de Jesus, Jesus apareceu no meio deles e então todos acreditaram Jesus os reprendeu dizendo: "Como vocês custam para entender, e como demoram para acreditar em tudo que os profetas falam!". (Daqui por dia segue o texto de João)
Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio.   25 Os outros discípulos disseram para ele: "Nós vimos o Senhor." Tomé disse: "Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se 
eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei." 26 Uma semana depois, os discípulos 
estavam reunidos de novo. Dessa vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: "A paz esteja com vocês."  27 Depois disse a Tomé: "Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé."  28 Tomé respondeu a Jesus: "Meu Senhor e meu Deus!"   29 Jesus disse: "Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto."

Amados vejamos por que Tomé levou a fama de incrédulo. No versículo 25 " Tomé disse: "Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se 
eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei." Acredito eu que Tomé levou a fama por expor claramente não ter acreditado e ousadamente impôs uma condição para crer "se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei" por este motivo e por Jesus ter dito "Você acreditou porque viu? Feliz os que acreditaram sem ter visto" ao Jesus dizer isso da a impressão de que falava sobre os discípulos que estavam ali presente, mas sabemos que Jesus falava de nossa geração. Eu fico imaginando depois que Jesus saiu, entre eles o que diziam sobre Tomé. ( E Tomé tenha mais fé Tomé você mesmo ouviu do Senhor, quando falava de nós, felizes aqueles que creram sem terem visto).  Imaginações a parte, mas fato é que até hoje Tomé é tido como incrédulo, mas acredito ter provado a todos que a fé de Tomé não difere em nada sobre os demais discípulos, a diferença unica é que Tomé fora o ultimo dos apóstolos a ver Jesus, mas ele como todos só creram apos terem visto.  O que é interessante analisar aqui é que mesmo Tomé quanto os outros discípulos duvidaram, mas mesmo assim permaneceram unidos juntos e mesmo duvidando tinha a esperança de que fosse verdade e não desviaram seus caminhos e suas praticas e essa sim eu creio que seja a fé de muitos de nós que vivemos nas Igrejas sem terem vivido ou presenciado as maravilhas de Deus, eu era assim em minha adolescência, vivia a fé na esperança.
Fica a dica pra vocês quem congregam em uma Igreja e esta sem muita fé nos testemunhos que ouve através daqueles que viveram as experiências de Deus, fica a dica permaneça ouvindo e praticando os ensinamentos da Igreja que mais cedo mais tarde Jesus revelará seus sinais suas obras em suas vidas e mesmo se caso se afastarem assim como fizeram os discípulos de Emaús Jesus se fará presente através de outras pessoas para que vocês se voltem para a casa do Pai.
Pude aprender assim com Tomé embora tenho imposto uma condição para crer, a sua fé era maior do que ele mesmo imaginava, Tomé disse que só acreditaria apos tocar ao lado de Jesus, mas vimos que sua fé era maior e creu apenas de ter visto.
29 Jesus disse: "Você acreditou porque viu.
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Identidade Cristã

Ex-Pastor e Professor de Teologia em faculdades protestantes Batista

Filmagem das estigmas de Catalina Rivas