Os irmãos de JESUS

Amados irmãos primeiramente vamos abordar o significado de irmãos no tempo bíblico, alguns destes que sobrevivem até hoje, a confusão se da pelos significados não mais utilizados por não haver mais necessidade, pelo menos na língua portuguesa.

O que pode significar irmãos?

Irmãos -- Pode significar os nascidos dos mesmos pais: Gn 4,9: 

2º Irmãos do mesmo pai ou da mesma mãe: Gn 42, 15: 

  Jz 9, 5;

 - Irmão por parentesco por mesmo sangue descendência: Gn13,8; 

"Irmãos" os pertencentes a uma mesma tribo: 2Sm 19,12-13; 


"Irmão" os pertencentes ao mesmo povo: Ex 2, 11:

 "Irmãos" os que, renascidos pela fé e pelo batismo, invocam um mesmo Pai celeste: Mt 6, 8-15; 

Jo 1,13; 3,5; 

At 10, 23;

 Cl 1,2; 

1Jo 3, 9s; 5, 1;



 Agora vejamos os supostos Irmãos de Jesus. Indicados:         Tiago, José, Judas, Simão:     Mc 6,3. 

Não se trata, porém, de irmãos no sentido estrito, filhos dos mesmos pais. Os evangelistas afirmam que Jesus foi o filho único da Virgem Maria: Jo 19, 26s. 

Nem há motivo para supor que São José tivesse outros filhos de um matrimônio anterior. Por outro lado, a palavra "primo" não existe nem no hebraico nem no aramaico. Os "irmãos de Jesus" tinham outra mãe que não era Maria Santíssima.
O Evangelho de São Mateus 27, 56 menciona, entre as mulheres presentes à crucificação de Cristo, Maria, mãe de Tiago e de José, e Salomé (a mãe de filhos de Zebedeu) .

 Essa Maria mãe de Tiago e de Jose é esposa de Cléofas irmã de Maria mão de Jesus Jo 19, 25.

 Cléofas e Maria eram os pais de Tiago e de José. Alguns acreditam que eles tinham ainda outro filho por nome de Judas, que em sua epístola se diz irmão de Tiago. 
Porém creio eu que este "irmão" tem o significado de parentesco assim como sitados os irmão de Jesus. Porque tudo indica que Judas é irmão de Simão o cananeu e filho de Tiago que é filho de Alfeu.
At 1, 13b
Então este Tiago (Tiago Menor) sitado irmão de Judas, só pode ser filho de Cléofas seu parente, pois o outro Tiago era irmão de São João Evangelista, que era filho de Zebedeu(Tiago Maior).
Vejam que o Tiago mencionado em Mc 6, 3 é o filho de Cléofas, portando Judas não era seu irmão, mas parentes, porque também o Judas que foi citado em Mc 6, 3 era o mesmo filho de Tiago pai de Simão o zelota.
Podemos concluir então que os chamado irmãos de Jesus eram primos dois deles eram filhos de Cléofas e Maria (Tiago e José) e os outros dois eram (Simão e Judas) filhos de Tiago conhecido como Tiago filho de Alfeu.


 Tenha-se em conta que Nossa Senhora é chamada "mãe de Jesus". Se Maria tivesse algum outro filho, Jesus não a teria confiado a João, filho de Zebedeu. A família de Nazaré aparece apenas com três pessoas: Jesus, Maria e José. Aos doze anos, Jesus vai ao templo exclusivamente com Maria e José
Lc 2, 41-43.
Se Jesus realmente tivesse irmãos, certamento o versículo 43 ficaria assim.
"Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seu pais e irmãos o notassem."
Em Lc 2, 48 Maria e José encontram Jesus e demonstram muita preocupação, mas em nenhum momento cita que seus irmão estavam preocupado ou a sua procura.
Se Jesus tivessem irmão onde foram parar ele nessa situação, José e Maria estavam procurando Jesus por três dias e quer dizer que abandonaram Tiago, José, Simão e Judas nem se quer a bíblia narrá que Maria deixou os irmão de Jesus com seus parente para procurar Jesus. Não cita nem na ida ao templo nem na volta e nem quando estão a procura de Jesus, ou seja mais uma vez constatamos que Jesus não teve irmãos, mas sim primos.
Outra passagem intrigante esta em At 1, 14
Nota-se que o texto se refere a Maria como a mãe de Jesus e não mãe de Jesus e seus irmão ou poderia ser escrito da mesma forma que sempre quando falavam de Maria de Cléofa mãe de Tiago e Jose, mas não o texto mostra apenas a Maria mãe de Jesus e certamente com seus primos.
Vamos analisar o contexto em At 1,1-15  o evangelista lucas esta explicando para Teófilo (Amigo de Deus) que apos a paixão Jesus apareceu aos discípulos e estando em uma refeição os ordenou que não se afastasse de Jerusalém até que cumprir-se o a promessa do Pai João Batizou com água e dentro de pouco dias serão batizado no Espírito Santo, então amados os discípulos estavam todos reunido em Jerusalém hospedados em uma sala como era de costume deles e totalizavam mais ou meno sento e vinte pessoas. É claro irmão que entre 120 pessoas desde seus discípulos e seu seguidores estariam ali presente os parentes de Jesus primos, tios, tias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Identidade Cristã

Ex-Pastor e Professor de Teologia em faculdades protestantes Batista

Filmagem das estigmas de Catalina Rivas