O Inferno


                   A Sagrada Escritura fala da realidade do Inferno. Nosso Senhor Jesus Cristo falou mais sobre o Inferno do que do Céu.
                   É dogma de fé de nossa Santa Igreja que as almas dos que morrem em estado de pecado mortal vão para o Inferno.
                   O Inferno é um lugar em estado de eterna desgraça em que se acham as almas dos réprobos, isto é, condenados.
                   A Sagrada Escritura é rica em passagem sobre o Inferno. Segundo Daniel 12, 2 os ímpios ressuscitarão para eterna vergonha e opróbrio. Leia-se ainda Judite 16, 17 e compare com Isaías 66, 24. Também trata dessa terrível verdade, o Inferno, o livro de Sabedoria 4, 19 conforme 3, 10; 6,5ss.
                   Nosso Senhor ameaça aos fariseus com o castigo do Inferno (Mateus 5, 22.29-30; 10, 28; 18, 9; 23, 15.33: Marcos 9, 43.45-47). Nosso Senhor afirma clara e categoricamente que o Inferno é suplício eterno, fogo eterno, fogo inextinguível. (Mateus 25, 41; 3,12; Marcos 9, 43; Mateus 13, 42.50; Mateus 25, 46). Lugar de trevas (Mateus 8, 12; 22, 13; 25, 30). Lugar de choro e ranger de dentes (Mateus 13, 42.50; 24, 51; Lucas 13, 28). São Paulo dá o seguinte testemunho: “Esses (os que não conhecem a Deus e nem obedecem ao Evangelho) serão castigados à eterna ruína, longe da face do Senhor e da glória do Seu poder (II Tessalonicenses 1, 8-9, conforme Romanos 2, 6-9; Hebreus 10, 26-31). Segundo Apocalipse 21, 8 os ímpios terão sua parte no tanque que arde com fogo e enxofre e ali serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos (Apocalipse 20, 10 conforme II Pedro 2, 4-6 e Judas 7).
                   Dão testemunho unânime da realidade do Inferno, os Pais da Igreja (discípulos dos apóstolos e sucessores) e mencionamos apenas o santo mártir Inácio de Antioquia, segundo sucessor de São Pedro em Antioquia que assim escreveu: “Todo aquele que por sua péssima doutrina corromper a fé de Deus pela qual foi crucificado Jesus Cristo, irá para o fogo inextinguível e a todos os que lhe escutam”. Que palavras terríveis, que destino terrível, para os heréticos e apostatas que negam a doutrina católica, que deixam a verdadeira e única religião: a Católica. Que destino terrível para aqueles que, negando a única e verdadeira Igreja: a Católica, cometem a loucura de fundar uma nova “igreja” para substituir a instituída por Nosso Senhor. Santo Inácio diz: para os heréticos, apóstatas e os que a eles seguem. Procuremos ouvir os sábios conselhos de São Judas (Judas 17-24).
                   Não nos esqueçamos que é dogma de fé que o Inferno dura por toda a eternidade. A palavras grega aionios, que traduz “aquilo que não tem fim” referindo-se a eternidade do Inferno é a mesma empregada para falar da vida eterna (João 3, 16), para falar da eternidade de Deus (Romanos 16, 26). Intencionalmente Deus usou essa mesma palavra para falar do Inferno (Apocalipse 14, 11).
                   Aionios não tem duplo significado. Se ela nos revela que Deus é eterno e que a vida que recebemos, se perseverarmos na fé católica, é eterna, então deve significar que o Inferno também é eterno.
                   Por que existem pessoas que não crêem na existência do Inferno? A negação dessa verdade não é um problema intelectual e sim moral. Na verdade são pessoas que não querem mudar de vida. Querem viver escravizadas pelos pecados da carne e depois irem para o Céu. Já dizia Charles Baudelaire: “A mais bela astúcia do diabo está no fato de persuadir-nos de que ele, o diabo, não existe” e conseqüentemente também o Inferno não existe.
                   Fala-se tão pouco sobre o diabo, sobre o Inferno, sobre a morte. São os falsos profetas que têm medo de falar nessas coisas e vivem, não segundo a Palavra de Deus, mas sim com as idéias colocadas pela mentalidade dominante.
                   Nosso Senhor, repetimos, falou mais sobre o Inferno do que sobre o Céu, a Eucaristia, a Virgem Maria, porque Ele, que é Todo Amor, quer que os homens tomem conhecimento do terrível destino em que podem cair com a sua recusa do amor de Deus e a graça salvadora que lhes é oferecida.
                   É bom esclarecer que as descrições que a Bíblia faz do Inferno são apenas indício e pálida sombra da realidade.
                   A nossa imaginação é incapaz de retratar de qualquer maneira o horror do Inferno. Toda descrição sobre o Inferno está muito longe da realidade. O Inferno é infinitamente mais terrível do que nos revela a Sagrada Escritura e nos narra o sonho de Monsenhor Eymard.
                   Uma boa confissão, a participação piedosa às Missas dominicais, o amor aos irmãos com as boas obras são sinais da verdadeira fé em Jesus Cristo. E é essa verdadeira fé católica que nos salva do Inferno e nos leva para o Céu. Há dois caminhos apenas que levam para a Eternidade: O Céu e o Inferno, qual deles o leitor escolhe?
                   Se queres o Céu, arrependa-se dos seus pecados e procure hoje mesmo um piedoso Sacerdote católico e faça uma boa confissão e nunca mais perca a Santa Missa aos domingos – Dia do Senhor.
                   Se o leitor se recusa a crer na realidade do Inferno, só me resta lembrar-lhe as palavras de Jesus:
                   “Louco, esta noite te pedirão a tua alma...” (Lucas 12, 20).
Créditos ao Diácono Francisco Almeida Araújo

ORAÇÃO
                   Ó meu bom Deus! Que sois todo amor, eu vos dou graças pelo dom da fé, vos dou graças por Sua Santa Igreja, vos dou graças por ser católico, vos dou graças pela esperança do Céu, vos dou graças pela Escola de Amor que é o Purgatório para nos preparar melhor para as delícias do Céu e vos peço, tende misericórdia dos pecadores e concedei à Tua Igreja um profundo amor às almas para que testemunhem o Seu Evangelho com a palavra e a vida! Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Identidade Cristã

Ex-Pastor e Professor de Teologia em faculdades protestantes Batista

Filmagem das estigmas de Catalina Rivas