Festa de São Pedro e São PauloPDFImprimirE-mail
Celebramos hoje a festa dos dois grandes pilares de nossa Igreja. São Pedro eleito por Jesus como chefe e coluna da Igreja e São Paulo o grande apóstolo das gentes que propagou o evangelho e criou as comunidades cristãs no mundo Romano disseminando a Palavra de Deus até os confins da terra. Olhando para o evangelho de hoje vemos a grande declaração de Jesus a Pedro que tinha como meta instituir uma Igreja onde sua Palavra pudesse ser divulgada com segurança e certificada na sua originalidade. Neste sentido temos que entender o que é a Igreja. Hoje infelizmente a palavra igreja está muito deteriorada no mundo pela invasão de tantas “igrejas” criada pelas mãos dos homens oferecendo tantos “benefícios” em nome de Deus e muitos testemunhos negativos que colocam o projeto de Jesus em uma situação deplorável.
Mas, temos que ir à fonte de tudo e ver qual foi realmente a intenção de Jesus em estabelecer sua Igreja. Primeiramente, Deus em seu plano de caminhada com os homens chamou Abraão para ser o Pai de Seu povo, isto é, a Sua Igreja, o Seu povo, aí já esta em germe a Igreja de Cristo. Veja, é Deus quem chama e escolhe os que Ele deseja que façam parte de seu projeto, não é fruto da cabeça de homens. Deus poderia ter se revelado a revelia a todos os povos, mas quis escolher um povo predileto onde seria conhecido e daria a conhecer, assim aconteceu com o povo de Israel, neste processo chamado de “economia da salvação” culminou com a vida do “filho do Homem” que realizando a vontade do Pai formou em nós um novo povo. E a partir dos apóstolos, que Jesus chamou os que Ele quis, formou sua Igreja – A palavra Igreja em sua origem é “Convocação” – Então a Igreja é uma convocação de Deus às pessoas que Ele quer reunir para formar seu povo e se revelar da forma que Ele deseja, e como estamos no tempo, isto é na imanência, o Senhor cria uma instituição que possa, pela assistência plena do Espírito Santo, congregar seu povo e comungar com Ele das coisas que deseja participar em seu amor. Por isso que tudo o que a Igreja faz, se faz porque o Senhor mandou e ensinou como Ele quer que seja feito. Do contrário, a Eucaristia, por exemplo, se fosse criada pelas mãos dos homens, mesmo que tivessem toda boa intenção seria uma idolatria. Mas fazemos o que o Senhor mandou e como Ele ensinou da forma que queria ser adorado. Quando falamos Igreja, falamos de corpo místico, então é o corpo do Senhor é o próprio Cristo, e isso não cabe instituição criada por mãos de homens segundo o entendimento da doutrina ao bel prazer de cada fundador de uma igreja, ou melhor, de seitas. É absurdo e fruto da soberba humana que acha que pode manipular Deus fazendo coisas conforme sua cabeça. Vejamos a quantidade de “igrejas” que existem cristãs e não cristãs e cada uma ensinando uma doutrina diferente e todas, principalmente as cristãs, apoiadas na Bíblia. De outro lado vemos a Igreja católica em uma unidade plena que em todo mundo comunga a mesma fé, a mesma doutrina, em comunhão com o Santo Padre e os Bispos de cada diocese assistido em plenitude pelo Espírito Santo. É um edifício que o próprio Deus constrói no meio dos homens que se chama “Reino de Deus”. É ai que estamos inseridos. Temos que entender que a Igreja é conduzida por Deus, ele está no timão da Igreja, e a conduz pela história congregando o seu povo. Você foi chamado a estar nesta Igreja e ser Filho de Deus e trabalhar, como filho, como herdeiro, na implantação deste Reino. Vejamos a parábola do filho pródigo: O pai tem seus filhos, tem seus empregados, cuida de todos atende as necessidades de todos, não deixa faltar nada e todos participam da casa do Pai, mas só os filhos sentam a mesa, só os filhos habitam dentro da casa, só os filhos são herdeiros. Estes somos nós, os católicos, que não viramos as costas ao chamamento de Deus e estamos ativos dentro de sua Igreja. Então, você sinta um santo orgulho de fazer parte desta Igreja.
Temos que sempre responder com a Igreja, onde colocamos nossa fé, diante dos questionamentos do mundo: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”. No mundo haverá respostas de todas as formas, mas temos que responder com Pedro: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Esse é o nosso testemunho, somos uma família, mas não qualquer família, e sim a família que Deus convocou para ser a Sua família.
Agradecemos a Pedro e a Paulo por terem aceitado o chamado de Deus e realizado uma grande obra que ressoa no hoje de nossa história e que vai até a volta de Jesus – a Igreja. E como ela nasceu no Colégio dos Apóstolos, hoje temos o Colégio dos Bispos verdadeiros sucessores dos apóstolos que garante veracidade dos ensinamentos de Jesus – O Magistério da Igreja.
Ame a Sua Igreja. Você não está nela por acaso, não é porque sua família é católica que você está na Igreja e sim porque toda a sua família foi chamada por Deus a ser Católica.
Parabéns você está na Igreja que Cristo instituiu!
Parabéns você é Católico!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Identidade Cristã

Ex-Pastor e Professor de Teologia em faculdades protestantes Batista

Filmagem das estigmas de Catalina Rivas